História da devoção: São Gabriel Arcanjo é conhecido por aparecer na Anunciação do Anjo a Maria (Lucas 1, 26-38) e na Anunciação do Nascimento de João Batista (Lucas 1, 19). Ele aparece também no livro de Daniel 9, 24-26 onde Interpreta a visão profética do bode e do carneiro (Daniel 8: 15-26) e explica a previsão das setenta semanas de anos de exílio de Jerusalém. Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que São Gabriel também seja o Anjo que apareceu em sonhos a São José para que aceitasse Maria por esposa (Mateus 1, 18-25) e na fuga para o Egito (Mateus 2, 13-23). Também acreditam que São Gabriel seja o Anjo que apareceu a Jesus no Jardim das Oliveiras: “Apareceu-lhe um Anjo do Céu e o confortou.” (Lucas 22, 43) E também que ele seja um dos Anjos que anunciou a Ressurreição para as mulheres no Santo Sepulcro (Lucas 24, 1-8) e esteve na Ascensão de Jesus diante dos apóstolos (Atos 1, 4-11).
Festa de São Gabriel Arcanjo: 24 de março (antiga) e festa nova e definitiva em 29 de setembro:
Padroeiro: trabalhadores de telecomunicações, trabalhadores de rádio, mensageiros, trabalhadores dos correios, clérigos, diplomatas, colecionadores de selos, Portugal, Santander (Cebu, Filipinas), Cebu, embaixadores.
Novena a São Gabriel Arcanjo:
Oração para todos os dias: "Glorioso São Gabriel Arcanjo, Anjo da Encarnação e da Salvação, salvai nossas almas, os agonizantes, os pecadores, os incrédulos e os infelizes. Iluminai a Igreja, a evangelização e os sacerdotes. Detenha a ira divina sobre nós. Trazei-nos a misericórdia de Deus e os dons do Espírito Santo. Conduzi-nos à Paixão de Jesus e as Dores de Maria Santíssima. Dai-nos a força e santidade nesta vida para chegarmos ao Céu."