Muitas pessoas ainda não sabem que podem salvar uma vida sendo doadores de medula óssea e como isso é simples e acessível a todos. Pois milhares de pessoas que sofrem com Leucemia e outras doenças no sangue precisam encontrar um doador compatível urgentemente para fazer o transplante de uma parte da medula óssea e sobreviverem. Apenas 25% encontram um doador compatível na família. Outros 75% dos pacientes precisam encontrar um doador compatível na população e as chances são muito difíceis e demoradas, 1 em cada 100 mil pessoas. Muitos doentes morrem por não encontrar um doador compatível a tempo. No Brasil, o número de inscritos para doação ainda é pequeno comparado aos de outros países. Muito ainda deve ser feito. A divulgação deste tema precisa aumentar. As pessoas que querem doar é que devem se inscrever. Para se inscrever, basta ir aos Hemocentros (locais onde se doa sangue) mais próximos de sua casa. É necessário ter boa saúde e idade entre 18 a 55 anos. Seu nome ficará cadastrado no Registro Nacional dos Doadores Voluntários de Medula Óssea, o Redome. No Hemocentro, uma pequena amostra de seu sangue será coletada e examinada. Se for compatível com a medula de algum dos milhares de doentes, você será chamado futuramente, fará outros exames e a cirurgia de transplante, considerada simples, sob anestesia, sem riscos e de rápida recuperação para o doador. Veja o que alguns doadores contaram:
“Fiz a cirurgia para doar parte da medula óssea para minha irmã com Leucemia. Achei o transplante mais simples do que pensava e não doeu quase nada. Ela poderá viver por muitos anos. Estou muito feliz!”
“Foi muito gratificante. Encontraram um paciente compatível com minha medula e doei. Ele é de outro Estado longe do meu. Está curado. Há muitos anos está bem depois da cirurgia.”
Procure o Hemocentro (local onde se doa sangue) mais próximo de sua casa para mais informações. Divulgue para seus amigos, familiares, trabalho e comércio. Não deixe para depois. Qualquer um pode ter a alegria de ser mais um doador compatível e aliviar o sofrimento da Leucemia. Coloque este folheto em Murais ou Locais Públicos e ajude a salvar novas vidas. www.redome.inca.gov.br