segunda-feira, 20 de abril de 2020

Novena e oração a Nossa Senhora do Bom Parto

Novena da gestante e da gestação com reflexões e trechos bíblicos: 

Oração inicial pela gravidez: “Deus Pai Todo-Poderoso, sou vossa filha e neste momento espero um(a) filho(a) vosso(a) e carrego-o(a) em meu ventre. Cada criança é primeira Vossa e depois dos pais. Cuidai deste(a) e do seu pai também. Cuidai de mim, que sou a mãe desta criança neste momento da gravidez. Iluminai-me sobre a graça da maternidade e do dom de cada vida que trazeis a este mundo. Cada filho tem um valor infinito para Vós. Vós sois o Criador e amais infinitamente a vossa criatura. Guiai-me com o Espírito Santo através de vossa Palavra e da Eucaristia para alimentar a minha alma. Tirai-me toda preocupação e medo. Sei que estás ao lado de todos os vossos filhos e das gestantes. Ajudai-me a carregar todos os sacrifícios da gravidez e do parto. Livrai as gestantes e recém-nascidos de todos os males na hora do parto. Ficai comigo em todos os momentos até o nascimento deste(a) filho(a) que desde já consagro a Vós, meu Pai do Céu, por intercessão de Nossa Senhora do Bom Parto. Amém.”

(Ler a leitura de cada dia)

Oração final a Nossa Senhora do Bom Parto: “Querida Mãe, Nossa Senhora do Bom Parto. Neste momento, espero um(a) filho(a) vosso(a). Quero esperar com o mesmo amor com que esperastes o Menino Jesus em vosso ventre. Ajudai-me em todos os momentos. Tirai-me todo medo, pois estás ao lado de todos nós que vos suplicamos. Dai-me paciência, força e coragem nas dificuldades que aparecerem em meu caminho, assim como Vós tivestes uma longa e dura viagem até Belém. Mas no final, Jesus nasceu e vosso Coração se encheu de alegria. O meu coração também se alegrará com este(a) filho(a) que espero. Desde já ele(a) é vosso(a) filho(a) também, minha Mãe querida. Após o seu nascimento, ajudai-me a criá-lo(a) durante toda a vida. O sustento não é sempre fácil, como foi pobre vossa vida em Nazaré com São José para criar o Menino Jesus. Mas a providência do Pai do Céu não faltará. Iluminai meu(a) médico(a) e todo enfermeiro e enfermeira que me ajudarão na hora do parto. Protegei as gestantes e bebês do mundo inteiro com vosso manto sagrado. Livrai-nos de todos os perigos, doenças e do medo. Dai-nos a graça de bons partos. Ajudai-me na hora do meu parto e das minhas dores. Desde já consagro este filho(a) também a Vós, Nossa Mãe do Céu. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós e por todas as gestantes e criancinhas! Amém.” 

(Rezar Pai nosso, Ave-Maria e Glória) 

Primeiro dia: (Eclesiástico 2, 1-13) "Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação. Humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria. Não te perturbes no tempo da infelicidade. Sofre as demoras de Deus. Dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme. Na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará. Orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais. Vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. Vós, que temeis o Senhor, esperai nele. Sua misericórdia vos será fonte de alegria. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada? Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram."

Segundo dia: (Salmo 144 (145) "Oh meu Deus, meu Rei, eu vos glorificarei, e bendirei o vosso nome pelos séculos dos séculos. Dia a dia vos bendirei, e louvarei o vosso nome eternamente. Grande é o Senhor e sumamente louvável, insondável é a sua grandeza. Cada geração prega à outra as vossas obras, e proclama o vosso poder. Elas falam do brilho esplendoroso de vossa majestade, e publicam as vossas maravilhas. Anunciam o formidável poder de vossas obras e narram a vossa grandeza. Proclamam o louvor de vossa bondade imensa, e aclamam a vossa justiça. O Senhor é clemente e compassivo, generoso e cheio de bondade. O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras. Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis. Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder, para darem a conhecer aos homens a vossa força, e a glória de vosso reino maravilhoso. Vosso reino é um reino eterno, e vosso império subsiste em todas as gerações. O Senhor é fiel em suas palavras, e santo em tudo o que faz. O Senhor sustém os que vacilam, e soergue os abatidos. Todos os olhos esperançosos se dirigem para vós, e a seu tempo vós os alimentais. Basta abrirdes as mãos, para saciardes com benevolência todos os viventes. O Senhor é justo em seus caminhos, e santo em tudo o que faz. O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará. O Senhor vela por aqueles que o amam, mas exterminará todos os maus. Que minha boca proclame o louvor do Senhor, e que todo ser vivo bendiga eternamente o seu santo nome."

Terceiro dia: (Eclesiástico 26, 1-4. 16-20) "Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois se duplicará o número de seus anos. A mulher forte faz a alegria de seu marido, e derramará paz nos anos de sua vida. É um bom quinhão uma mulher bondosa; no quinhão daqueles que temem a Deus, ela será dada a um homem pelas suas boas ações. Rico ou pobre, o seu marido tem o coração satisfeito, e seu rosto reflete alegria em todo o tempo. A graça de uma mulher cuidadosa rejubila seu marido, e seu bom comportamento revigora os ossos. É um dom de Deus uma mulher sensata e silenciosa, e nada se compara a uma mulher bem-educada. A mulher santa e honesta é uma graça inestimável. Não há peso para pesar o valor de uma alma casta."

Quarto dia: (Colossenses 3, 12-17) "Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entra-nhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."  

Quinto dia: (Filipenses 4, 4-9) "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco."

Sexto dia: (Gálatas 6, 2-10) "Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a Lei de Cristo. Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine o seu procedimento. Então, poderá gloriar-se do que lhe pertence e não do que pertence a outro. Pois cada um deve carregar o seu próprio fardo. Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção. Quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé."

Sétimo dia: (Salmo 26, 1-4.7-9.11-14) "O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo? Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário. Assim, no dia mau ele me esconderá na sua tenda, irá ocultar-me no recôndito de seu tabernáculo, sobre um rochedo me erguerá. Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me. Fala-vos meu coração, minha face vos busca. A vossa Face, oh Senhor, eu a procuro. Não escondais de mim vosso semblante, não afasteis com ira o vosso servo. Vós sois o meu amparo, não me rejeiteis. Nem me abandoneis, oh Deus, meu Salvador. Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá. Ensinai-me, Senhor, vosso caminho; por causa dos adversários, guiai-me pela senda reta. Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos! Espera no Senhor e sê forte! Fortifique o teu coração e espera no Senhor!”

Oitavo dia: (II Coríntios 5, 17-21. 6,2) "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério dessa reconciliação. Porque é Deus que, em Cristo, reconciliava consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados dos homens, e pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação. Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus. Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação."

Nono dia: (Salmo 32) "Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor. Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade. Ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra. Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército. Ele junta as águas do mar como num cantil, e em reservatórios encerra as ondas. Tema ao Senhor toda a terra. Reverenciem-no todos os habitantes do globo. Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu. O Senhor desfaz os planos das nações pagãs, reduz a nada os projetos dos povos. Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente e os pensamentos de seu coração por todas as gerações. Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança. O Senhor olha do céu, vê todos os filhos dos homens. Do alto de sua morada observa todos os habitantes da terra. Ele, que formou o coração de cada um, está atento a cada uma de suas ações. Não vence o rei pelo numeroso exército, nem se livra o guerreiro pela grande força. O cavalo não é penhor de vitória, nem salva pela sua resistência. Eis os olhos do Senhor pousados sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua bondade, a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome. Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo. Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, da mesma forma que em Vós nós esperamos."

A história da devoção a Nossa Senhora do Bom Parto tem origem na imagem presente na igreja de Saint-Etienne-des-Grès, Paris, França. A igreja é local de muitas peregrinações em virtude das muitas graças alcançadas com este título. Porém, esta igreja foi saqueada e invadida muitas vezes durante a revolução francesa. Uma piedosa devota escondeu a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto. Quando o perigo passou, ela devolveu para as Irmãs da Congregação de São Tomas de Vilanova. A devoção se espalhou no mundo inteiro e é acolhida pelas gestantes que se identificam com Nossa Senhora no momento de sua gravidez à espera do Menino Jesus. Nossa Senhora era Imaculada, por isso, não sofreu as dores do parto, mas carregou muitos sacrifícios em sua vida pobre e na viagem até Belém. Todas as mulheres de sua época sabiam tecer roupas e com certeza, enquanto esperava o Menino Jesus, Nossa Senhora tecia as primeiras roupinhas com muito carinho. A festa de Nossa Senhora do Bom Parto é celebrada todos os anos em 18 de dezembro, sete dias antes do Natal.